CONHEÇA E RECORDE ESTE NOSSO SANTUÁRIO BEIRÃO, QUE É UM DOS MAIORES DO PAÍS
E DEVE MERECER A NOSSA ESTIMA E O NOSSO APOIO

Hoje dirijo-me a todas(os) vós caríssimas(os) leitoras(es) desta secção, em especial aos CRISTÃOS e aos AMIGOS DA NATUREZA: Com esta reportagem fotográfica queria comunicar-vos a riqueza deste Santuário que já em 1900 era muito concorrido por milhares de peregrinos vindos desta Beira Serra. Em 1929 uma Comissão de Turismo do Centro visitou este Santuário. Em 1950 já era o terceiro do País com mais peregrinos depois do São Bento de Porta Aberta, na Póvoa de Lanhoso, e do Santuário de Fátima. Infelizmente desde o início deste século, por diversas razões (algumas sem nexo e devido a puritanismo nada saudável, nem cristão) que as Festas Anuais têm tido pouca afluência. Depois em 15 e 16 de outubro de 2017 o terrível incêndio também atingiu o nosso Santuário. Foi um milagre a Igreja e as capelas não terem sido destruídas, pois tudo â volta foi queimado. Neste momento a Irmandade de Nossa Senhora das Preces unida ao Pároco, Padre Rodolfo Albuquerque, tudo fazem para restaurar o Santuário e dar-lhe a dignidade que merece. A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a Junta de Freguesia de Aldeia das Dez muito têm ajudado. Mas muito há ainda a fazer. Por isso lanço este apelo, que é urgente, a todas as pessoas de boa vontade que ajudem a restaurar e a embelezar esta nossa joia cristã da Beira Serra.

Por favor, que a nossa fé e o nosso amor pela Natureza e pelo Património, não seja somente em lindas palavras e orações, mas mais concreta, com algum dinheiro. Aqui deixo, mais uma vez o NIB BANCÁRIO da Irmandade de Nossa Senhora das Preces: NIB: 0035 0567 000 1484 943 087. Lembro ainda que esta Irmandade tem igualmente a cargo o SANTUÁRIO DO MONTE DO COLCURINHO, que merece ser melhorado – a miserável estrada e o recinto do Santuário.

Agora deixo um pouco da História deste Santuário: UM POUCO DA HISTÓRIA DA SENHORA DAS PRECES, de António Lopes Pereira.

«A imagem da Senhora das Preces teria sido encontrada no Monte do Colcurinho, em lugar inacessível, em 1371. Ali estaria desde 988, quando o muçulmano ALMANÇOR voltou das investidas de Leão, reino de onde surgiu o Condado Portucalense, assolando mosteiros, como o de Avô e Igrejas. Por isso os cristãos tiraram imagens das Igrejas e esconderam-nas.

Nos fins do século XVI, princípios do século XVII, a imagem foi transferida para uma pequena ermida em Vale de Maceira. No século XVIII foi edificado o magnífico templo que agruparia antiga ermida, como Senhora da Boa Morte. As Capelas da Paixão estariam prontas em 1712 e não parecem ligadas à Capela de Santa Eufémia. Em 14-09-1728 o Papa concedeu uma Bula de Indulgência ao Santuário.

Em 1762 edificou-se a Capela do Cabeço, da Senhora das Necessidades, reconstruída em 1884, bastante danificada com terrível trovoada na década de 1950 e, ainda, atingida por violentos incêndios em 1979, que a reduziu a cinzas, e de novo em 2005.

Dias Ferrão, relata que Francisco da Gama Lobo Botelho, casado com Ana Máxima Corrêa de Proença em 12/02/1820 conheceu a Mulher quando passou na Cerdeira com tropa para manter ordem na romaria da Senhora das Preces. Em 1866, no processo da morte do padre José da Anunciação Portugal, onde uma testemunha diz que na segunda-feira do Espírito Santo, 21 de Maio, vinha da romaria da Senhora das Preces.

As 7 Irmãs que se avistavam e comunicavam umas com as outras à distância: Senhora do Cabeço das Necessidades, Senhora das Preces, Senhora do Mont´Alto, Senhora do Calvário, Santa Eufémia de Mouronho, Senhora da Saúde e Senhora do Desterro».

Para todos um dia muito feliz e um grande bem-haja de gratidão a todos aqueles que vão colaborar.

Fotografias atuais e antigas em: https://www.facebook.com/profile/100005207975364/search/?q=historia senhora das preces