Nas imediações do Santuário são vários os pontos de interesse de que se pode usufruir em complemento da visita ao Santuário. Alguns deles, também administrados pela Irmandade, estão a escassos minutos, de carro, como é o caso da Capela de Santa Eufémia, ou a alguns minutos, como sucede com a Capela de Nossa Senhora das Necessidades, no alto do Colcurinho, que testemunha a inacessibilidade do local onde apareceu a imagem de Nossa Senhora das Preces. Mesmo hoje, na era da tecnologia e com acesso automóvel por estrada asfalta, o esforço da subida é amplamente recompensado pela vista deslumbrante de que se usufrui neste magnifico miradouro natural.

Aproveitando a visita ao Santuário, ponto central de uma série de possíveis percursos, pode deleitar-se na contemplação de paisagens deslumbrantes nas imediações, designadamente através das quatro possibilidades de percursos à volta do Santuário, a seguir indicadas.

Nos atalhos que remetem para outras páginas, tanto de organismos oficiais como de organizações privadas, pode encontrar informação sobre diferentes locais de excelência, quer pela rara beleza natural que apresentam, quer pelo diversificado património cultural, de que poderá desfrutar nas imediações do Santuário.

De carro ou de moto:

1 – Serra da Estrela
2 – Serra do Açor e Vales do rios Ceira e Unhais
3 – Serra do Açor e Vale do Alva
4 – Serra do Açor e Vale do Alvoco

Pedestres:

1 – Rota do Monte do Colcurinho

2 – Aldeia das Dez

3 – Aldeias do Xisto