Para não se perder a tradição do local onde Nossa Senhora tinha sido encontrada, no séc. XVIII, mais precisamente em 1762, mandou fazer-se uma capela no alto do Colcurinho, que mais tarde foi demolida e reedificada em 1894, para dar lugar à atual, reconstruída após ter sido dizimada por um violento incêndio florestal em 8 de julho de 1979.
A capela é dos finais do século XIX (a demolição e reconstrução foram postas em arrematação a 7 de Outubro de 1894), embora tenha sofrido obras de remodelação após o incêndio florestal que lhe destruiu a cobertura.
É dedicada a Nossa Senhora das Necessidades, cuja escultura, em madeira, também era de finais do século XIX, mas foi consumida pelo incêndio de 1979. A capela situa-se a 1244 metros de altitude, num local privilegiado em termos de vistas panorâmicas, pois dele se pode contemplar um vastíssimo horizonte que se estende do Caramulo à Estrela e do Montemuro à Lousã e ao Açor.

O monte do Colcurinho foi eleito pelo público, em maio de 2011, como uma das 7 MARAVILHAS AMBIENTAIS do concelho de Oliveira do Hospital