Perde-se no tempo o início das peregrinações ao Santuário de Nossa Senhora das Preces, sobretudo durante a Romaria que, primeiro, se realizava no Domingo de Pentecostes e, porque as condições meteorológicas normalmente eram pouco favoráveis, mais tarde passou a celebrar-se no primeiro Domingo de Julho.

Paulatinamente, os ranchos de romeiros que, pelos caminhos e veredas serranas, se deslocavam a pé, foram passando a deslocar-se em autocarro e, mais recentemente, em automóvel.

Todavia, as peregrinações em autocarro continuam a ser frequentes, sobretudo durante os fins de semana de primavera e verão, dado que o Santuário está particularmente vocacionado para receber grupos de peregrinos que, quando acompanhados por um sacerdote, nele podem celebrar uma missa, realizar um retiro ou, simplesmente, rezar a Nossa Senhora e passar um dia ou um fim de semana diferente, conhecendo a história do Santuário e admirando o seu valioso património, tanto edificado como natural, desfrutando das magníficas condições que tanto o recinto do Santuário, como a região envolvente oferecem.

Ver registo fotográfico de peregrinações:

Autocarros
(ver galerias)

Automóveis antigos
(ver galerias)

Motocicletas antigas
(ver galerias)

O Santuário dispõe de vários espaços arborizados e de alguns equipamentos que permitem desenvolver diversos tipos de atividades. Além disso, é possível ficar alojado na Albergaria, que dispõe de 30 camas e de uma cozinha devidamente equipada para confeção de refeições.

Organize uma peregrinação e contacte previamente a Direção da Irmandade para que lhe possa ser facultada uma visita guiada ao Santuário.