Este projeto, que visa ao tratamento de conservação e restauro do recheio artístico do Santuário de Nossa Senhora das Preces, de modo a poder continuar a ser usufruído por todos sem perder as características funcionais para o qual foi edificado.

Dado o avultado custo dessa recuperação, ela foi concebida de modo a ser feita faseadamente, cuja primeira intervenção compreende o restauro tanto da Sacristia como da Capela do Santíssimo Sacramento situadas na Igreja de Nossa Senhora das Preces.

A intervenção na sacristia compreende: teto, arcaz; espaldar; 4 sanefas e 2 retábulos: um com a imagem de Cristo e um relicário.

As peças inserem-se no mobiliário eclesiástico e têm como função acondicionar os paramentos e ferramentas litúrgicas.

O arcaz foi executado em madeira de diferentes espécies. Os retábulos, o relicário e as sanefas foram executados em madeira dourada e policromada.

A intervenção na da Capela do Santíssimo Sacramento compreende a reabilitação do retábulo em madeira monocromada e folha de ouro, em que se destaca a delicadeza e o pormenor dos elementos entalhados que, estilisticamente, se enquadram no neoclássico.

Os trabalhos consistem em: Limpeza e fixação das camadas cromáticas, desmontagem pontual e posterior montagem, tratamento de insetos xilófagos com aplicação de gel nos elementos estruturais, estabilização física do suporte, integrações volumétricas e integração cromática.

O custo desta intervenção importa em 72 865,00 € (setenta e dois mil oitocentos e sessenta e cinco euros).

Seja um benfeitor deste projeto.