1ª Cronoescalada – Subida Épica ® do Colcurinho
09:00 Domingo
Local de encontro Ponte das Três Entradas, Pte. das Três Entradas, 3400 Oliveira do Hospital, Portugal
Tempo / Encostas rolantes
O “Angliru” português, como já alguém lhe chamou. 18 km de constante subida da Ponte das Três Entradas, onde os rios Alva e Alvoco se unem até aos 1.230 m do Alto do Colcurinho, numa das mais espectaculares Subidas Épicas ® do nosso país.
É este o palco da 1ª Cronoescalada – Subida Épica ® do Colcurinho que se vai realizar no próximo dia 18 de Novembro.
Um evento de Bicicleta de Estrada numa das mais bonitas e desafiantes “Subidas Épicas® Aldeias do Xisto”. Com o projecto “Subidas Épicas ®”, e à semelhança do que se observa nalguns destinos de montanha mais carismáticos para o ciclismo noutros países, estão a ser caracterizadas e sinalizadas algumas das subidas mais desafiantes para se fazer em bicicleta em Portugal.
Estas subidas são equipadas com sinalética permanente que dão aos ciclistas e demais utilizadores a indicação da distância ao cume, da altitude e da inclinação no próximo km, tornando-se assim pistas de treino permanentes para quem faz do ciclismo o seu desporto favorito, sobretudo para os apaixonados pela montanha, que assim podem vir em autonomia, com os seus amigos ou sozinhos, ultrapassar estes desafios voltando depois para bater sucessivamente os seus records.
No próximo dia 18 de Novembro o momento será de festa e de desafio, com uma Cronoescalada em formato de partida em linha, aberta a todos os atletas que competirão com os amigos e desconhecidos, mas sobretudo lutarão contra o tempo, numa competição salutar que terminará bem no alto, aos 1.230 m de altitude, numa varanda privilegiada sobre a Serra da Estrela e a aldeia do Piodão.
As Aldeias do Xisto e o Município de Oliveira do Hospital serão os promotores deste evento contando com a organização da Ultra Spirit, responsável pelo projecto das Subidas Épicas®, em parceria com a Secção BTT Lazer da ARCC de Oliveira do Hospital.
A prova disputa-se numa manga única, aberta a todos os participantes, e onde serão apurados os vencedores.
A partida, será dada junto à Ponte das Três Entradas, e a subida será cronometrada, contando-se os tempos dos atletas à chegada ao alto do Colcurinho.
BICICLETAS ELÉCTRICAS – Classe de Exibição
A participação na 1ª Cronoescalada – Subida Épica ® do Colcurinho na vertente de Bicicletas Eléctricas está limitada a bicicletas que obedeçam às normas em vigor para as designadas “PEDELEC”, nomeadamente a norma EN15194, apresentando as seguintes características:
– Motores com potência limitada a 250 W
– O motor deve funcionar apenas quando se pedala.
– O motor deve desligar-se automaticamente quando a velocidade atinge 25 quilómetros por hora ou quando são accionados os travões.
Em complemento ao ponto anterior, só é permita a participação de bicicletas equipadas com motores eléctricos das seguintes marcas:
– Bosch
– Shimano
– Panasonic
– Brose
– Yamaha
A modalidade Bicicleta Eléctrica na 1ª Cronoescalada – Subida Épica ® do Colcurinho não há qualquer tipo de classificação, sendo esta modalidade de “exibição” sem caracter competitivo. Dado o carácter não competitivo, não existirão categorias ou classes.
DESAFIO STRAVA Subida Épica ® do Colcurinho
Porque a Subida Épica ® do Colcurinho é um desafio permanente, no dia da Cronoescalada vamos premiar o atleta e a atleta* que liderarem o ranking masculino e feminino no STRAVA** para a Subida Épica ® do Colcurinho.https://www.strava.com/segments/10043699
* Só serão premiados os(as) atletas que estejam inscritos(as) na 1ª Cronoescalada – Subida Épica ® do Colcurinho.
** Só serão considerados os tempos conseguidos entre o dia 1 de Outubro e o dia 15 de Novembro de 2018.
Fonte: https://www.strava.com/clubs/36948/group_events/403535
Mais informações em: https://www.bike-roads.com/aldeias-do-xisto/events/primeira-cronoescalada-subida-epica-colcurinho