Subida Épica do Colcurinho

 Oliveira do Hospital

CANCELADA – Cronoescalada no “Angliru” português

CANCELAMENTO DA CRONO ESCALADA SUBIDA ÉPICA  DO COLCURINHO

Devido ao incêndio que deflagrou no dia 13 de Agosto, na zona do monte do Colcurinho, e de forma a prevenir o aparecimento de eventuais constrangimentos à realização da Crono Escalada Subida Épica do Colcurinho, agendada para o dia 27 de Agosto, a organização decidiu cancelar o evento.
Em breve será anunciada uma nova data para a realização da prova, que reúna todas as condições de segurança para o pleno desfrute desta espetacular subida.

Para qualquer questão contacte a organização através dos emails:
info@ultra-spirit.com | info@aldeiasdoxisto.pt

Obrigado.

O “Angliru” português, como já alguém lhe chamou, vai ser o palco o palco da 1ª Cronoescalada – Subida Épica do Colcurinho: 18 km de constante subida da Ponte das Três Entradas, onde os rios Alva e Alvoco se unem, até aos 1.230m do Alto do Colcurinho, numa das mais espectaculares Subidas Épicas do nosso país.

No próximo dia 27 de Agosto o momento será de festa e de desafio, com uma cronoescalada em formato contra-relógio, aberta a todos os atletas que competirão com os amigos e desconhecidos, mas sobretudo lutarão contra o tempo, numa competição salutar que terminará bem no alto, aos 1.230 m de altitude, numa varanda privilegiada sobre a Serra da Estrela e a aldeia do Piódão.

Descrição da Prova

A prova disputa-se em 2 mangas, sendo a primeira aberta a todos os participantes, e a segunda reservada aos 30 melhores classificados na 1ª manga, e onde serão apurados os vencedores.

A partida será dada junto à Ponte das Três Entradas, e a subida será cronometrada, contando-se os tempos dos atletas à chegada ao alto do Colcurinho. Obedecendo à dinâmica de contra-relógio, os atletas sairão separados entre si por um intervalo de tempo de 30 segundos. A ordem de partida é definida pelo numero de dorsal – ordem de chegada das inscrições. Os números de dorsal mais baixos partem primeiro, tendo mais tempo de recuperação para a segunda manga.

As Aldeias do Xisto e o Município de Oliveira do Hospital serão os promotores deste evento contando com a organização da Ultra Spirit, responsável pelo projecto das Subidas Épicas, em parceria com o Clube BTT Lazer, de Oliveira do Hospital.

Programa

Dia 26 de Agosto (Sábado)
Local: Escola da Ponte das Três Entradas
17:00 h – Abertura do secretariado
19:00 h – Encerramento do secretariado

Dia 27 de Agosto (Domingo)
Local: Escola da Ponte das Três Entradas
8:00 h – Abertura do secretariado
9:00 h – Encerramento do secretariado
9:15 h – Abertura das boxes de entrada
9:30 h – 11:00 h – Partidas para a 1ª Cronoescalada – Subida Épica ® do Colcurinho
Local: Alto do Colcurinho
10:00 h – 12:00 h – Chegada dos atletas – 1ª manga
10:00 h – 12:00 h – Lanche de recuperação
12:15 h – Encerramento da Meta
Local: Escola da Ponte das Três Entradas
11:00 h – 13:00 h – Publicação de tempos e classificações – 1ª manga
11:00 h – 13:00 h – Massagens
12:00 – 13:30 h – Almoço
14:45 h – Abertura das boxes de entrada
15:00 h – 15:15 h – Partidas para a 2ª manga – FINAL (reservada aos 30 melhores classificados da 1ª manga)
Local: Alto do Colcurinho
15:30 h – 16:00 h – Chegada dos atletas – FINAL
Local: Escola da Ponte das Três Entradas
16:45 h – Publicação de tempos e classificações – FINAL
17:00 h – Cerimónia de Entrega de Prémios


Bike Roads

Com o projecto “Subidas Épicas, e à semelhança do que se observa nalguns destinos de montanha mais carismáticos para o ciclismo noutros países, estão a ser caracterizadas e sinalizadas algumas das subidas mais desafiantes para se fazer em bicicleta em Portugal.

Estas subidas são equipadas com sinalética permanente que dão aos ciclistas e demais utilizadores a indicação da distância ao cume, da altitude e da inclinação no próximo quilómetro, tornando-se assim pistas de treino permanentes para quem faz do ciclismo o seu desporto favorito, sobretudo para os apaixonados pela montanha, que assim podem vir em autonomia ultrapassar estes desafios, com os seus amigos ou sozinhos, voltando depois para bater sucessivamente os seus records.

Fonte: https://www.aldeiasdoxisto.pt/pt/agenda/subida-epica-do-colcurinho/