O Colcurinho Sky Race é uma prova desportiva de corrida e caminhada em montanha, que integra a Taça de Portugal de Sky, e decorre no Monte do Colcurinho,  que culmina a 1 242 metros de altitude, constituindo-se como um dos mais importantes cumes da serra do Açor, pelo que já foi apelidado de “Angliru” português.  Sendo um espaço natural de grande beleza, permite a realização simultânea de provas com três tipos de distâncias: o Colcurinho Sky Race, com 25 quilómetros, o Mini Colcurinho Sky Race, com 13 quilómetros, e a Caminhada, com 12 quilómetros.

Os percursos são compostos por trilhos técnicos que, entre outros, incluem estradas, caminhos florestais, corta-fogos e faixas de gestão de combustível, todos eles devidamente balizados, marcados e identificados, em respeito pela ética desportiva e pelo ambiente.

Estes trilhos desenvolvem-se por terrenos acidentados, em parte só acessíveis a pé, pelo que são constituídos por vários tipos de piso e incluem declives acentuados, subida de pequenos riachos com fundos rochosos e pouca água, bem como subida e descida de afloramentos rochosos. 

A prova começa e termina no Santuário de Nossa Senhora das Preces, situado em Vale de Maceira, Aldeia das Dez. Os participantes são desafiados a percorrer um trilho que se desenvolve em pleno mundo rural, passando pelo cimo do Monte do Colcurinho, de onde se vislumbra uma das mais belas paisagens do interior de Portugal, com vistas desafogadas e privilegiadas que se estendem da Serra da Estrela à da Lousã, passando pela do Caramulo.

O Colcurinho Sky Race é organizado pelo Município de Oliveira do Hospital, em parceria com a Rede de Aldeias do Xisto, a Junta de Freguesia de Aldeia das Dez, a Irmandade de Nossa Senhora das Preces e o  CAOH – Clube Atlético de Oliveira do Hospital. Conta também com o apoio de várias entidades e empresas da região de Oliveira do Hospital, designadamente: Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital e da Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil.

A realização do Colcurinho Sky Race, visa incentivar a prática desportiva em meio natural e o desporto acessível a todos e, simultaneamente, assume-se como um elemento de promoção e de divulgação turística, ambiental e cultural local que, ano após ano, se tem vindo a afirmar, cada vez mais, como um evento de referência na região.

Página oficial: https://colcurinhoskyrace.wixsite.com/home

Mais informações:

2022
https://www.cm-oliveiradohospital.pt/index.php/servicos/desporto/eventos-desportivos/colcurinho-sky-race
https://radioboanova.sapo.pt/colcurinho-sky-race-regressa-a-aldeia-das-dez-com-mais-de-300-participantes-inscritos/
https://www.noticiasdecoimbra.pt/prova-colcurinho-sky-race-de-regresso-a-oliveira-do-hospital/
https://www.opraticante.pt/colcurinho-sky-race/
https://www.campeaoprovincias.pt/noticia/colcurinho-sky-race-regressa-este-domingo-a-aldeia-das-dez
https://werun.pt/eventos/iii-trail-colcurinho/

2021
https://radioboanova.sapo.pt/colcurinho-sky-race-prova-superada-com-sucesso-por-centenas-de-participantes/

2019
https://www.facebook.com/watch/?v=2511267249108591
https://www.facebook.com/watch/?v=1231725410347945