Ontem, dia 23 de Maio de 2021, celebrou-se a Festa do Pentecostes, às 11H30, neste Monte tão belo, tão antigo e repleto de tantas tradições, dedicado a NOSSA SENHORA DAS NECESSUIDADES.

Como cidadão, como cristão e como beirão senti-me envergonhado com o péssimo recinto que este majestoso Santuário possui. Das dezenas de Santuários que conheço em Portugal e em países que já visitei, o MONTE DO COLCURINHO é dos mais pobres e miseráveis! Como é possível que isto aconteça em inícios do Século XXI? É certo que o Santuário pertence ao Município de Oliveira do Hospital, mas o MONTE do Colcurinho está ligado também às CÂMARAS DE SEIA e de ARGANIL. Além do péssimo recinto que envolve este Santuário temos um acesso horrível, com uma estradita em péssimo estado e estreitinha. Seria necessário e mesmo urgente que os Presidentes destas três Câmaras fizessem uma reunião neste local para modernizar este belíssimo MIRADOURO das nossas Beiras. Agradeço que vejam as fotos que são publicadas da Missa Campal a que assistimos ontem. Carros e motas em desordem e sem espaço e centenas de peregrinos que vieram dos três CONCELHOS dispersos e sem condições dignas para participarem neste acto religioso.

Merecem o nosso respeito e os nossos parabéns a IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DAS PRECES e o PÁROCO PADRE RODOLFO ALBUQUERQUE que têm feito o que podem para terem a CAPELA com alguma dignidade. Ainda agora fizeram obras, apesar dos poucos recursos económicos. Muitos dirão: mas os crentes e os peregrinos deste Santuário que realizem as obras! Infelizmente a descrença é cada vez maior e o dinheiro nestas nossa Beiras não abunda. Mas este Monte é PATRIMÕNIO NATURAL, RELIGIOSO e PAISAGÍSTICO de todos. Deixo aqui o NIB da IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DAS PRECES para quem queira ser generoso e solidário: 0035 0567 000 1484 943 087.

Tivemos um dia primaveril, apesar do vento gélido que fazia, para celebrar este grande dia cristão de Pentecostes, a vinda do Espírito Santo, após 50 dias da Ressurreição de Cristo. Esta data marca o nascimento da Comunidade Cristã, dm que todos os cristãos, ou seja a IGREJA deve ser testemunha dos Ensinamentos e Exemplos de Jesus Cristo e viver e transmitir a PAZ para que a Humanidade seja mais feliz em que todos os seres humanos possam viver com dignidade, através do mandamento do AMOR e da prática das Obras de Misericórdia. Toda esta celebração decorreu com muito silêncio, muita fé e muita dignidade apesar das péssimas condições do terreno.

Como seria bom que na Festa de Pentecostes de 2022 tivéssemos um belo recinto e uma estrada turística para acolher milhares de pessoas que durante o ano sobem a este MONTE DO COLCURINHO.

Partilho com os meus amigos do Facebook fotos desta MISSA CAMPAL, como também do Santuário da Senhora das Preces, e igualmente do nascer do ASTRO-REI neste nosso Miradouro Beirão.

https://www.facebook.com/profile/100005207975364/search?q=Senhora das preces&filters=eyJycF9jcmVhdGlvbl90aW1lOjAiOiJ7XCJuYW1lXCI6XCJjcmVhdGlvbl90aW1lXCIsXCJhcmdzXCI6XCJ7XFxcInN0YXJ0X3llYXJcXFwiOlxcXCIyMDIxXFxcIixcXFwic3RhcnRfbW9udGhcXFwiOlxcXCIyMDIxLTFcXFwiLFxcXCJlbmRfeWVhclxcXCI6XFxcIjIwMjFcXFwiLFxcXCJlbmRfbW9udGhcXFwiOlxcXCIyMDIxLTEyXFxcIixcXFwic3RhcnRfZGF5XFxcIjpcXFwiMjAyMS0xLTFcXFwiLFxcXCJlbmRfZGF5XFxcIjpcXFwiMjAyMS0xMi0zMVxcXCJ9XCJ9In0=

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1608198579363726&set=pcb.1608200442696873