A Irmandade de Nossa Senhora das Preces, responsável da Capela de Nossa Senhora das Necessidades no Monte do Colcurinho, de comum acordo com o Pároco, Padre Rodolfo Albuquerque, vão reparar a Capelinha no exterior. Perguntei se iria ficar toda de branco, como sempre a conhecemos. A resposta foi que não era permitido, pois há 40 anos que estava assim. Recordo-me, quando mudaram a cor, perguntei qual a razão de tal mudança? Foi-me dito que era para evitar os roubos, já que se via a Capela a quilómetros de distância.

É uma pena, termos um local tão belo nestas nossas Beiras e não o valorizarmos, como tantos outros santuários espalhados pelo País. Foi uma subscrição pública, lançada há anos, que permitiu que se abrisse a estrada para o Colcurinho, em que também colaborei.

Já que a Capela vai entrar em obras era ocasião para se arranjar a estrada, que está numa miséria e é muito estreita e de se arranjar o alto do Colcurinho, como deve ser e com dignidade. A Câmara de Oliveira Do Hospital poderia fazer o projecto e centenas de devotos e amigos deste belo monte dariam a sua colaboração. Já tenho ofertas de mil euros.

Vamos a isso DEVOTOS E AMIGOS DO COLCURINHO?

Deixo uma reportagem de fotos e um texto, que tinha em minha posse:

Alto do Colcurinho 1.242 mts – Coimbra. Guarda. Serra do Açor.

7 de Abril de 2016 ·

Origem – História. Vale da Maceira. Alto do Colcurinho, 1.242 mts de altitude, uma das maiores altitudes na Serra do Açor.

Freg. Aldeia das Dez. Conc. de Oliveira do Hospital. Distrito de Coimbra.

Monte do Colcurinho, aqui divide-se dois distritos: Coimbra e Guarda, 3 concelhos: Seia, Oliveira do Hospital e Arganil, e 4 freguesias: Piódão, Pomares, Aldeia das Dez, Vide e Cabeça.

Origem – História.

Alto do Colcurinho – Capela Nossa Sra. das Necessidades.

Vale da Maceira

A pérola da Serra do Açor

Fonte. Maravilhas Oliveira Do Hospital

Santuário de Nª Sr.ª das Preces

Localizado junto à aldeia de Vale de Maceira, freguesia de Aldeia das Dez, desenvolve-se entre 650 e 750 m de altitude. A sua origem remonta à segunda metade do século XIV, quando no ano de 1371 a imagem de Nª Sr.ª foi encontrada por uns pastorinhos no alto do monte do Colcurinho. Dado o carácter inóspito do local em finais do século XVI ou princípios do XVII, a imagem foi transferida para uma pequena ermida situada em Vale de Maceira, local onde se viria a edificar o actual Santuário. A sua construção terá decorrido durante os séculos XVIII e XIX. Além da igreja, templo imponente de 50 m de comprimento por 10 de largura, com cinco altares, sendo o altar-mor votivo à bela imagem de Nª Sr.ª das Preces e com ricas pinturas no tecto, o santuário integra uma Via-Sacra, com figuras de madeira em tamanho real, um chafariz monumental e um coreto. O conjunto é envolvido por um parque florestal de raro valor e de onde se desfruta uma panorâmica belíssima sobre a região. Espaço de excepcional grandeza arquitectónica, religiosa e paisagística, é, por isso, exemplar único na região.

Fotos net

Página: Serra do Açor-Beira Serra, Portugal – Alfredo Pereira

https://www.facebook.com/serradoacorbeiraserraportugalal…/

https://www.facebook.com/profile/100005207975364/search?q=Senhora das preces&filters=eyJycF9jcmVhdGlvbl90aW1lOjAiOiJ7XCJuYW1lXCI6XCJjcmVhdGlvbl90aW1lXCIsXCJhcmdzXCI6XCJ7XFxcInN0YXJ0X3llYXJcXFwiOlxcXCIyMDIxXFxcIixcXFwic3RhcnRfbW9udGhcXFwiOlxcXCIyMDIxLTFcXFwiLFxcXCJlbmRfeWVhclxcXCI6XFxcIjIwMjFcXFwiLFxcXCJlbmRfbW9udGhcXFwiOlxcXCIyMDIxLTEyXFxcIixcXFwic3RhcnRfZGF5XFxcIjpcXFwiMjAyMS0xLTFcXFwiLFxcXCJlbmRfZGF5XFxcIjpcXFwiMjAyMS0xMi0zMVxcXCJ9XCJ9In0=

https://www.facebook.com/photo?fbid=1568543413329243&set=pcb.1568543546662563